Site Autárquico Serpa

Grupo Coral “Os Arraianos” de Vila Verde de Ficalho

Grupo Coral “Os Arraianos” de Vila Verde de Ficalho
 
Morada: Sociedade 1.º de Dezembro, Largo Amílcar Pinto, 10, 7830-622 Vila Verde de Ficalho
Telefone: +351 963 258 205
E-mail: nunomsidoncha@sapo.pt
Facebook: https://www.facebook.com/arraianos.ficalho/
  
Fundação: 1937
Trajes: calça azul escura, colete preto, camisa branca, lenço vermelho e chapéu preto de aba direita.
Ensaiador: António Marta
Número de elementos: 20
Ensaio: sexta-feira
Discografia: Cassete (1996) e CD/Livro “Luar da Meia-Noite” (agosto de 2017)
 
Currículo: O grupo comemora o seu aniversário a 22 de Março, data que assinala a participação no primeiro “Sarau Alentejano” promovido pelo Grémio Alentejano (Casa do Alentejo), em 1937, no Teatro São Luís em Lisboa. A importância histórica do espetáculo deve-se ao facto de ser a primeira vez que grupos corais alentejanos atuaram em Lisboa.
Entre 1939 e 1940 colaboraram com o musicólogo Armando Leça, no registo de modas.
Em 1952, na Casa do Alentejo em Lisboa conquistaram o 3.º lugar no concurso de Cantares Alentejanos.
Em Vila Verde de Ficalho, Michel Giacometti gravou a “Moda ao Menino”, considerado por ele, “como um dos mais valiosos espécimes da música coral alentejana, pela gravidade e rigor da expressão”.
Em 2014, o grupo participou na série documental de Tiago Pereira “Povo que Ainda Canta”, uma produção de A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, que depois de ter sido exibida na RTP, foi editada em 2016 em formato DVD/Livro pela Tradisom.
Os cantadores de Vila Verde de Ficalho representam um exemplo na divulgação do Cante, e procuram corresponder às exigências do Plano de Salvaguarda através da pesquisa de documentação histórica, da recuperação de modas e da conservação de objectos que ajudam a contar a história do grupo às gerações futuras. O grupo participa activamente nas festas locais, em eventos regionais e nacionais e alargou a rede de actuações além-fronteiras.