Site Autárquico Serpa

Notícias


Condicionamento do trânsito e do estacionamento

22 de março de 2023

Condicionamento do trânsito e do estacionamento

Devido à realização das Festas de Nossa Senhora de Guadalupe, a Câmara Municipal de Serpa informa que estão previstos condicionalismo de trânsito entre os dias 3 e 12 de abril. No dia 9 de abril, dia da realização do Cortejo Histórico e Etnográfico, o trânsito sofrerá condicionamentos. O troço da Circular Interna de Serpa, entre a rotunda do Lidl e a Piscina Municipal Coberta estará intransitável entre as 13.00h e as 19.00 horas. Neste dia apelamos para que não sejam estacionadas viaturas nas ruas pelas quais passa o Cortejo, designadamente na Rua da Abegoaria até à rotunda do Lidl, incluindo parque de estacionamento do Pavilhão Carlos Pinhão, Rua Dr. Palma Santos, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, Alameda Abade Correia da Serra, Rua do Calvário, Rua Nova, Rua dos Lagares, Rua dos Arcos, Rua da Fonte Santa e Terreiro Humberto Delgado, entre as 9.00 h e as 20.00 horas. De 3 a 12 de abril, período em que serão instalados divertimentos e venda ambulante, o trânsito e o estacionamento estarão condicionados na Rua José da Graça Afreixo, Rua Luís de Almeida e Albuquerque, Largo da Corredoura e Rua Manuel de Moura Manuel. Entre os dias 7 e 12 de abril, das 14.00h às 24.00 horas, o trânsito estará condicionado no Largo do Salvador, Largo 5 de Outubro, Rua do Calvário, Rua António Calixto, Rua das Portas de Beja, Rua dos Lagares e Rua Nova. Mais se informa que a violação da proibição de estacionamento se encontra sujeito a reboque. Estamos a trabalhar em prol do concelho. Contamos com a compreensão de todos.

Aniversário do Museu Municipal de Arqueologia

21 de março de 2023

Aniversário do Museu Municipal de Arqueologia

O Município de Serpa assinala o 7.º aniversário da reabertura do Museu Municipal de Arqueologia, no dia 24 de março, com uma sessão sobre o espólio da Idade do Bronze da Herdade de Belmeque (União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo). Antes, pelas 18.00h, na Sala Polivalente do Castelo de Serpa, terá lugar uma conferência intitulada “A sepultura da Idade do Bronze de Belmeque – história, "estórias" e rituais funerários”, pelo o arqueólogo António Monge Soares. Às 19.00h segue-se a apresentação da coleção, no Museu Municipal de Arqueologia, com a presença de Manuel Soares Monge, proprietário dos bens agora cedidos ao Município de Serpa, com vista à sua exposição e divulgação. A sepultura de Belmeque foi descoberta nos anos 60 do século passado e alvo de várias publicações científicas desde os anos 70. Possuía dois indivíduos enterrados, sem os respetivos crânios, acompanhados de um riquíssimo espólio: um vaso decorado com caraterísticas únicas, e diversos artefactos metálicos, como uma faca com rebites em ouro, dois punhais com rebites de prata e várias tachas em prata. É considerado por diversos investigadores como um dos conjuntos mais excecionais da Idade do Bronze do Sudoeste (cerca de 1500 a.C.). O espólio pertencente a Manuel Soares Monge foi cedido temporariamente ao Município de Serpa, por um período de 10 anos, através de um protocolo firmado a 23 de setembro de 2022.

Colóquio "O Azeite na História"

21 de março de 2023

Colóquio "O Azeite na História"

Realizou-se, no dia 18 de março, o colóquio "O Azeite na História", integrado na 14ª Feira do Azeite de Vale de Vargo. A iniciativa contou com a presença do presidente da União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, Manuel Nunes, e do vereador da Câmara Municipal de Serpa, Francisco Godinho, na sessão de abertura. A temática permitiu aos cerca de 20 assistentes conhecerem a história do azeite, desde as suas origens no Próximo Oriente, há largos milénios, numa comunicação a cargo de André Tomé, investigador do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património, ao papel dos romanos na sua exploração no nosso território, com apresentação de Carlos Fabião, professor associado do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e diretor da UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e terminando com a palestra de António Rei, investigador do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sobre a grande difusão deste produto com a chegada dos muçulmanos à Península Ibérica.  O debate no final possibilitou ao público, maioritariamente produtores locais, atestarem a permanência de técnicas ancestrais nas tradições de produção locais, entre outras curiosidades.  

Eventos


Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.