Site Autárquico Serpa

Notícias


Workshop e demonstração de cães de pastoreio

16 de fevereiro de 2024

Workshop e demonstração de cães de pastoreio

No âmbito da Feira do Queijo do Alentejo realiza-se, no dia 25 de fevereiro, domingo, um workshop de Cães de Pastoreio e Teste de Aptidão Natural, aberto à experimentação de cães, pelas 10h30, e uma demostração de cães de pastoreio, pelas 14h30. Ambas as iniciativas contarão com a participação de Nuno Lobinho, da Associação Portuguesa de Utilizadores de Cães Pastores.

Lã e Queijo – uma trama curiosa

16 de fevereiro de 2024

Lã e Queijo – uma trama curiosa

O Município de Serpa promove a oficina prática “Lã e Queijo – uma trama curiosa”, no decorrer da 23.ª Feira do Queijo do Alentejo. A iniciativa pretende desenvolver o sentido critico em áreas como a tradição, sustentabilidade, criatividade e inovação, unindo a lã das raças autóctones de Campaniças e Merinas e as características do queijo – amargo, doce, salgado, picante, experimentando tramas que integram práticas ancestrais com ideias contemporâneas. Os participantes terão oportunidade em simultâneo de tricotar lã, provar vários tipos de queijo e descobrir curiosidades que ligam estes dois produtos. A oficina tem enquadramento no projeto "Dinamização do Centro de Competências da Lã 2.0", promovido pela ADPM, com a colaboração do Município de Serpa, DRAP Alentejo, ACOS e ANCORME e financiamento pelo PDR 2020.  Inscrições através do formulário https://forms.gle/d7sDDGAzpkbDamkP7. 

Homenagem a Inocêncio Seita Coelho

16 de fevereiro de 2024

Homenagem a Inocêncio Seita Coelho

No âmbito da Feira do Queijo do Alentejo, no dia 24 de fevereiro, pela 11h30, será homenageado o engenheiro Inocêncio Seita Coelho, autor de uma vasta obra referente à economia do montado, sustentabilidade e relação com o património natural e humano. A sua atividade científica abordou outras temáticas, mas, de uma forma geral, quase sempre relacionadas com os Sistemas Extensivos do Sul.   A apresentação do livro “Sistemas Extensivos do Sul. Escritos em homenagem a Inocêncio Seita Coelho” será realizada pelo Investigador do INIAV, Pedro Reis, e contará com a presença do homenageado. Na sessão de homenagem estarão presentes os Presidentes dos Municípios de Serpa e de Ourique, na abertura e no encerramento da sessão, sendo que o Prof. Catedrático Fernando Oliveira Baptista irá fazer uma intervenção.   O livro é composto por três partes: testemunhos sobre a personalidade e obra; artigos sobre a economia e as produções do montado, numa perspetiva ampla, incluindo os queijos de ovelha e o pinheiro manso; e textos sobre a sociedade e o território Alentejano, numa abordagem mais sociológica e de desenvolvimento regional.

Eventos


Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.