Site Autárquico Serpa

Dia Mundial do Artesão

02/03/2023

Mosaico Hidráulico Artesanal

O Dia Mundial do Artesão assinala-se em todo o mundo a 19 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reconhecer o trabalho  de artesãos e artistas.

Desde 2009 que o Município de Serpa se associa a este movimento internacional através de iniciativas culturais transversais à nossa cultura identitária, e é neste âmbito que irá realizar uma mostra sobre A Arte do Mosaico Hidráulico Artesanal.

A mostra irá realizar-se no dia 19, entre as 11.00 e as 16.00 horas, no Largo D. Jorge de Melo, e terá em exposição diversos mosaicos e respetivos moldes, bem como elementos gráficos representativos do processo de fabrico e imagens de diferentes aplicações. Ao vivo serão manuseados os mosaicos e feitas peças decorativas com gravações artesanais, alusivas às modas tradicionais de Cante Alentejano mais cantadas na região de Serpa. A iniciativa contará com a participação da artesã/artista Ana Carla Faísco, do projeto “Mosaicos d’Alcaria… Casas com Alma!”.

Pretende-se com esta iniciativa dignificar o trabalho dos artesãos, divulgando as suas artes e os ofícios que as representam, e especificamente os que se dedicam à construção dos azulejos hidráulicos, ainda muito presente no concelho de Serpa e na generalidade do território alentejano.