A Feira do Queijo do Alentejo 2023 realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, e conta com mais de cento e quarenta expositores inscritos, entre produtores e outras entidades.
Estarão representados queijos de todo o país com Denominação de Origem Protegida (DOP), nomeadamente Serpa, Azeitão, Castelo Branco, Évora, Nisa, Serra da Estrela; os DOP espanhóis Mehon-Menorca e Manchego, queijos da Ilha de Minorca, Galiza, Cádis e Málaga, e vários outros queijos nacionais e internacionais, como o Queijo Biológico de Castelo Branco. Os produtos regionais de maior qualidade, como enchidos, azeite, vinho e mel, e uma grande variedade de produtos artesanais, estarão igualmente presentes.
As atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia vão marcar também presença, sendo de assinalar as oficinas de fabrico de queijo, exposição de ovelhas e concurso de raça Ilê de France, demostrações de tosquia, desfile de ovelhas pelas ruas da cidade de Serpa e uma mostra de cães de pastoreio. Integrado na Feira decorrerá também o Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Alentejo”. A gastronomia e os petiscos locais serão disponibilizados nas várias tasquinhas, em simultâneo com um diversificado programa de atividades culturais e de animação, de onde se destacam as atuações de grupos corais do concelho, representando o melhor do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Para aguçar o apetite decorrerá, de 18 a 26 de fevereiro, a Semana Gastronómica do Queijo, no âmbito do programa SerpApetece, com os restaurantes do concelho a apresentarem ementas onde este produto é o denominador comum, servindo como fator de promoção de Serpa, do seu património e da sua gastronomia.
A organização cabe à Câmara Municipal de Serpa, e à Comissão promotora.