Site Autárquico Serpa

Programa Eco-Escolas

Bandeira Eco-escolas 2020/2021

Todas as escolas do Município de Serpa inscritas no programa foram distinguidas com a bandeira Eco-escolas: Escola Secundária de Serpa, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, Escola Básica Abade Correia da Serra, Escola Básica de Pias e Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento, obtiveram o Galardão Bandeiras Verdes, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com os projetos junto da comunidade educativa e no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O programa Eco-escolas celebra 25 anos de existência em Portugal, sendo que as escolas do concelho de Serpa participam há 14 anos, sempre contando com a parceria do Município, com apoio logístico e o pagamento do valor da inscrição de cada escola.

 

Parceiros no concelho:
- Câmara Municipal de Serpa
- Escola Básica 2,3 Abade Correia da Serra
- Escola Básica de Pias
- Escola Básica n.º  1 de Vila S. Bento
- Escola Secundária de Serpa
- Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

 

O Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE). Desenvolvido desde 1996, o Programa está atualmente implementado em mais de 1000 escolas e de 200 concelhos em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino.
Uma escola que adere ao Eco-Escolas compromete-se a desenvolver um conjunto de ações e atividades que deverão envolver os diferentes elementos da comunidade escolar, com especial enfoque nos alunos, nos professores, nos auxiliares de ação educativa, nos encarregados de educação e também na comunidade envolvente, nomeadamente o município.
O Programa pretende encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e na sensibilização para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis; criar hábitos de participação e cidadania, tendo como principal objetivo encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.