Site Autárquico Serpa

A queda de Serpa – 1707

Notícias

25 de maio 2023

 
A 19 de maio de 1707, uma força espanhola, comandada pelo Duque de Osuna, põe cerco a Serpa, durante a Guerra da Sucessão de Espanha (1701-1714), de modo a evitar que este território fosse utilizado para lançar incursões ao país vizinho.
A recusa da rendição pelo governador de Serpa levou as tropas espanholas a atacarem a praça, que capitula a 25 de maio. No dia seguinte, 26 de maio, as forças do Duque de Osuna ocupam Serpa, fazendo prisioneiros os 900 homens da guarnição. No entanto, o comandante espanhol manteria os privilégios, bens e imunidade a todos os moradores.
Um ano depois, durante a Primavera de 1708, as forças espanholas retiram de Serpa, não sem antes provocarem fortes danos no seu castelo, com a explosão da imponente Torre de Menagem, das Portas de Sevilha e de diversas outras torres, com o intuito de retirar capacidade para praça ser utilizada em futuros ataques ao Sul de Espanha.
O figurino atual do castelo de Serpa, amputado de alguns dos seus principais elementos de época medieval, deve-se em grande parte a este episódio bélico, que através da destruição criou um espaço único na atual entrada do castelo, encimado por um imenso bloco de pedras que antes integrava a Torre de Menagem do reinado de D. Dinis.
 
Visite o Castelo de Serpa e descubra mais sobre esta e outras histórias.
 
Texto adaptado de: António Quaresma, 2017, Serpa: fortificação moderna (II), Serpa Informação, abril 2017, página 8.