Site Autárquico Serpa

Projeto Odyssey

Notícias

Apresentação de resultados

14 de setembro 2023

O Museu Municipal de Arqueologia acolheu, no passado dia 8 de setembro, uma sessão de apresentação dos resultados do Odyssey Sensing Project sobre um conjunto de sítios arqueológicos no concelho de Serpa.

Este projeto, desenvolvido por um consórcio formado pela empresa ERA Arqueologia, S.A. e pelas Universidades de Aveiro e da Maia, realizou uma série de levantamentos, com drone equipado com tecnologia LiDAR, em diversos povoados fortificados da Idade do Bronze Final (1200 a 800 a.C.). Esta tecnologia permite uma leitura dos micro relevos ao nível do solo, através da emissão de feixes laser, que conseguem atravessar a vegetação, permitindo a deteção de estruturas arqueológicas, nem sempre facilmente observáveis no terreno.

Através desta tecnologia foi possível analisar uma série de sítios arqueológicos, especialmente os localizados junto ao Rio Guadiana, com os resultados obtidos a possibilitarem a definição das plantas das muralhas que os rodeavam e rever as suas áreas de ocupação.

Os dados agora obtidos irão servir para a revisão do conhecimento sobre estes sítios através de diversas publicações científicas, mas também para explorar o seu potencial através da integração destas informações em várias plataformas relacionadas com a gestão do património arqueológico ou com a sua utilização para produção de elementos de divulgação.