Site Autárquico Serpa

A(voz) da Puberdade

05 de maio 2022

Terão lugar, nos próximos dias 11 e 12 de maio, sessões relativas ao projeto A(voz) da Puberdade. A sessões, promovidas pela Câmara Municipal de Serpa, integradas no Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde, destinadas a turmas do 4.º ano do primeiro Ciclo, irão realizar-se em Pias, Vale de Vargo e Serpa.

Estas sessões, além de terem como objetivo esclarecer dúvidas, pretendem também celebrar o Dia Internacional da Higiene Menstrual, assinalado a 28 de maio. A data foi criada em 2014, por uma Organização Não Governamental (ONG), de origem alemã (Wash United), com a missão de quebrar o silêncio, gerar mais conhecimento e educar meninas sobre a importância de uma boa higiene íntima no período menstrual.

O dia celebrado em todo o mundo, tem sido uma oportunidade para se abordar a saúde, o estigma e os constrangimentos associados à menstruação. A falta de produtos menstruais e de condições de saneamento, em muitas escolas são, segundo as organizações internacionais, alguns dos motivos para o absentismo escolar, o que coloca meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade e desigualdade.

A Unicef estima que uma em cada 10 meninas falte à escola durante a menstruação.

As crenças e o desconhecimento sobre esta fase importante do desenvolvimento das crianças ainda são obstáculos à saúde íntima pelo que as ações de informação e sensibilização são uma mais valia para a aceitação, compreensão e gestão da menstruação na vida das meninas.