Site Autárquico Serpa

Jornadas da Biodiversidade

Notícias

Ambiente e diversidade

02 de junho 2022

No próximo dia 3 de junho, o Município de Serpa promove as Jornadas da Biodiversidade, como forma de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade e o Dia Mundial do Ambiente. O evento, que trará para cima da mesa temas relevantes para o ambiente e para a conservação da biodiversidade, decorre no Musibéria, ao longo de todo o dia.

Estão previstas um conjunto de apresentações temáticas, a cargo de várias entidades, nomeadamente, a Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, representada por Pedro Pacheco, que irá apresentar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Baixo Alentejo; a ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola), com o Projeto Life Desert, apresentará "Modelos de adaptação à desertificação", por Maria Bastidas.

Nuno Gaspar de Oliveira, da NBI – Natural Business Intelligence – falará sobre "Gestão da Biodiversidade e Ecossistemas” e Patrícia Garcia Pereira, da Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, de um caso de estudo referente às “Estações da Biodiversidade no concelho de Serpa".

De tarde, a Associação Margem Esquerda do Guadiana apresentará o painel “Educar para os valores da conservação da natureza”, a cargo de Leonor Paiva e Carlos Moreira. Na sequência a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, representada por Ana Ilhéu e Jorge Vazquez, fará uma apresentação dedicada a “Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva | Uma abordagem ambiental e casos práticos”.

Carlos Pinto Gomes, Mauro Raposo e Raquel Ventura, da Universidade de Évora e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) farão a apresentação do “Estudo geobotânico da flora e vegetação da Serra de Ficalho”, seguido de um período de debate. Durante as Jornadas realizar-se-á ainda a cerimónia de entrega do livro “A Serra de Ficalho, Flora e Vegetação” (1995), da autoria de Carlos José Pinto Gomes, à Câmara Municipal de Serpa, que ficará disponível na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra.

As preocupações ambientais têm vindo a ter um papel relevante e crescente nas políticas municipais, estando a autarquia a promover diversas ações no sentido de alargar a discussão e definir caminhos.