Site Autárquico Serpa

Viver o melhor do Natal em Serpa

Dinamização e animação

24 de novembro 2022

Gastronomia, circuito dos presépios, mercadinhos com artesãos, música, e muitas atividades destinadas ao público infantil, irão marcar o Melhor do Natal, em Serpa. A programação terá início a 1 de dezembro e irá prolongar-se até 7 de janeiro.

Os mais novos vão poder patinar numa magnifica pista de gelo, encantar-se com o Castelo Mágico, e assistir à chegada do Pai Natal, com o seu saco de presentes. Estará à disposição de todos, dentro da cidade de Serpa, um comboio que efetuará um circuito entre as atividades, patrocinado pelos comerciantes e empresários de Serpa. Os mercadinhos de rua voltam a realizar-se ao fim de semana, dinamizando o Centro Histórico e o Mercado Municipal, permitindo apoiar os artesãos e o comércio local, e paralelamente oferecer a possibilidade de adquirir algumas lembranças. As tradições gastronómicas desta época do ano estarão em destaque na restauração local, sob o mote SerApetece.

Do programa destacamos o circuito dos presépios, que conta com criações de artistas locais, nomeadamente em Vale de Vargo, com o seu já habitual presépio em tamanho real, pelas mãos da Associação Arco-Íris; em Vila Verde de Ficalho, com um presépio criado pelo grupo de artistas Ficalho Artes, instalado no recinto do espaço museológico; em Vila Nova de S. Bento, organizado pela Oficina Sénior de Vila Nova de São Bento; e em Serpa, com a instalação de uma escultura nas imediações da muralha. Em Brinches, será instalada uma árvore de Natal com quatro metros de altura.

Vários concertos estão agendados para todo o concelho, destacando-se o agendamento de espetáculos em igrejas e capelas das várias localidades, contando com grupos de cante, acompanhados de bandas filarmónicas. Ainda na área da música, em Serpa, a Banda da Força Aérea, a Banda do Rosal de La Frontera e a Banda Filarmónica de Serpa já confirmaram a sua participação, bem como o Coro de Câmara de Beja que dará um Concerto de Natal na Igreja de São Paulo.

O movimento associativo associou-se à animação desta quadra, e irá promover diversas atividades no concelho, das quais se destaca o desfile de Pais Natal Motard, com distribuição de lembranças às crianças, e ainda um espetáculo de patinagem artística, intitulado "Ritmos Nossos", levado a cabo pelo Sport Clube de Serpa - Patinagem Artística.

Decorre o tradicional Cante ao Menino, no dia 24, e o Cante aos Reis, no dia 5 de janeiro, um pouco por todo o concelho, com a participação informal de elementos dos grupos corais locais e de todas as pessoas que desejem participar. O ano novo será ainda celebrado com a Orquestra do Conservatório Regional do Baixo Alentejo a apresentar o Concerto de Ano Novo, no Cineteatro Municipal de Serpa.