Site Autárquico Serpa

SerpApetece

Notícias

Culinária, Cultura e Natureza

24 de novembro 2022

Masmárrias, Subranfusas e Caldos vão estar disponíveis nos restaurantes do concelho de Serpa, durante a semana de 8 a 18 de dezembro, num elogio à cozinha de sabores e aos produtos locais.

Com o foco na cozinha de significados e de memórias, o Município de Serpa promove a iniciativa “SerpApetece – culinária, cultura e natureza”, que tem como objetivo promover e divulgar o património natural e histórico-cultural numa perspetiva de sustentabilidade e de estímulo à economia e ao turismo ao longo de todo o ano.

Serão quatro os momentos altos do SerpApetece, valorizando a gastronomia local, enquanto património cultural e criando oportunidades de juntar a natureza à inovação, a partir dos produtos autênticos e autóctones com elevados padrões de qualidade, confecionados por profissionais de mão cheia.

O primeiro momento vai decorrer de 8 a 18 de dezembro, em parceria com os empresários do setor do turismo e do agro-alimentar.  Masmárrias, Subranfusas (também conhecidas como Sopas de Santa Teresinha) e Caldos, são pratos confecionados à base de pão, alho, azeite, poejos e outras ervas aromáticas, aos quais se acrescenta, conforme os casos, toucinho, batatas, tomate ou outros ingredientes, e constituem algumas das propostas deste primeiro momento, valorizando as receitas antigas que foram apuradas pela experiência dos tempos de que resultaram pratos típicos do concelho de Serpa.

SerpApetece continuará em fevereiro de 2023, com a Semana Gastronómica do Queijo, e nos meses seguintes, seguindo as épocas próprias, com os Aljaramolhos, Lavadas, Migas de Assobio, Migas Gatas e Migas Canhas.

O evento pretende abrir o apetite e despertar a curiosidade para descobrir um destino qualificado e sustentável, com inúmeras possibilidades de experiências turísticas integradas.

Agora que já despertamos a atenção e, esperamos nós, o apetite, informamos que em breve será apresentado o programa SerpApetece a incluir nas atividades de Natal do Município de Serpa.