Notícias
O Município de Serpa encontra-se a colaborar com o projeto Odyssey Sensing Project, que tem como principal objetivo desenvolver a plataforma integrada de Informação Geográfica, destinada a diversos agentes da área do património, de modo a potenciar as capacidades de identificação, investigação, salvaguarda e conservação do património arqueológico.
O vasto e rico património arqueológico do concelho de Serpa representa um caso ideal para testar o funcionamento e as vantagens da plataforma.
No decurso do projeto irão ser aplicadas técnicas de tratamento de imagem e de inteligência artificial para deteção de sítios arqueológicos, estando a ser realizados diversos levantamentos, através de drones, em sítios arqueológicos da Idade do Cobre e Idade do Bronze no concelho de Serpa.
O projeto Odyssey Sensing Project (ALG-01-0247-FEDER-070150) é desenvolvido por um consórcio formado pela empresa ERA Arqueologia, S.A., pela Universidade de Aveiro e pela Universidade da Maia, com o apoio financeiro da União Europeia através do FEDER, CERSC-Algarve 2020, Compete 2020 e Portugal 2020.